sexta-feira, 19 de junho de 2015

O Akita, o amigo do dono e os estados de energia...


O Akita, o "amigo do dono” e os estados de energia...
São as palavras “instinto” e “equilíbrio”, que regem o temperamento e o comportamento do Akita. Por isso, são essas as palavras que se deve pensar em primeiríssimo lugar.
Já falei em posts anteriores sobre como o Akita diferencia estranhos de intrusos e ainda como ele se entrega, em submissão, ao status de “dono”. Estado esse exclusivamente vinculado a um estado hierárquico e afetivo, que inclusive, poderá ser ocupado por uma - ou mais - pessoa(s) do convívio do cão.
E o amigo do dono? Quem o Akita, reconhece como “amigo do dono”?
Para um Akita, amigo do dono, é toda pessoa que faz o dono vibrar energia positiva.
Para um Akita “amigo do dono” não é alguém com um apelido, nome ou sobrenome. Para um Akita amigo é quem nos direciona boa energia.rs.. Akitas conseguem perceber quando as pessoas nos querem bem, pelo simples fato de que podem ver e sentir o tipo de energia que essas pessoas emanam em nossa direção.
Eles consideram o campo de energia positiva, como sendo um campo de energia “amistoso” e, portanto essa pessoa é considerada alguém que vibra energia “amigo do dono”.
Por isso, as vezes, ao andarmos como nossos Akitas pela rua, eles se engraçam com algumas pessoas, invocam com outras...rs As vezes, um total desconhecido pra nós, emana boa energia em nossa direção, e o Akita percebe isso claramente.
Interessante observar como alguém considerado estranho, num primeiro momento, poderá mudar de categoria energética e se tornar “amigo do dono”. Como isso ocorre? Simples. Uma pessoa nos é apresentada e nosso campo de energia continua neutro.
Daí no decorrer do tempo, afinidades vão ocorrendo e os campos de energia da pessoa e nosso passam a vibrar positivamente... o cão percebe... e então começa a encarar a pessoa - antes estranha - como amigo do dono.
Porém raramente, o mesmo ocorre com intrusos, a chance de um intruso, se tornar um dia “amigo do dono” é rara.
Cada um de nós tem um padrão de energia que pode variar de acordo com estados positivos ou negativos. Quando entramos em estado de felicidade com a chegada de um amigo, o Akita reconhece o padrão positivo -nosso e do nosso amigo- dessa forma o cão não vê motivos para atacar. Ele reconhece nosso estado de vibração “energia amigo do dono” e sempre que entramos nesta vibração de energia, eles sabem que estamos entre amigos.
Por isso diferenciam estranhos de amigos, afinal ninguém fica feliz só porque um estranho passou pela na calçada de casa, ou parou o carro pra pedir uma informação. Porém, basta o aceno de um amigo, ou o fato de atender o interfone e receber o aviso de que um parente ou amigo chegou para vibrarmos “energia amigo do dono”.
Isto explica o fato de alguns Akitas, receberem com festa algumas pessoas muito chegadas da família. Sejam namorados(as), noivos(as), sobrinhos, tios, tias... Eles se deixam orientar pelo estado harmônico da energia.
Quem já viveu essa experiência com seu Akita, sabe exatamente do que estou falando...rsrs...
Fica simples também compreender, porque é tão importante que o Akita tenha as oportunidades de desenvolvimento suficiente que permita a ele desenvolver este estado instintivo garantindo equilíbrio de temperamento e comportamento do qual eu falo incansavelmente.
Saudações akiteiras...
Soraya Guedes
Consultora e Pesquisadora Comportamentalista de Cães Akitas desde 1987
Juíza Especializada na Raça Akita – CBKC/FCI 1993 a 2013
Obs.: compartilhe, publique, replique – não altere o texto e lembre-se dos créditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este texto ajudou de alguma forma? Deixe seu comentário - Saudações akiteiras...