domingo, 12 de julho de 2015

Akitinhas Porque alguns insistem nas mordidinhas e pulos...


Em mais de 20 anos de pesquisas e consultoria com Akitas, me deparei com esta situação muitas e muitas vezes. E por incrível que pareça ainda me deparo com ela todos os dias..
Proprietários sempre muito aflitos sem compreender o motivo pelo qual seus cães adoram morder e/ou pular o tempo todo. Muitos reportando arranhões que se intensificavam com o passar do tempo.
A boa notícia é que podemos compreender os possíveis motivos do cão, e estabelecer ações estratégicas personalizadas, para corrigir o cão sem maiores dificuldades. É de grande valia
compreender o que se deve esperar no processo de desenvolvimento do Akita. Se para as outras raças isso já importante, para compreender um Akita é fundamental.
O texto é longo por se fazer necessário.
Quando compreendemos o que ocorre com o cão em cada “fase de desenvolvimento”, fica simples compreender os possíveis “motivos” do cão.
É importante dizer que os períodos citados são todos aproximados, podendo variar de cão para cão. Portanto todos os valores indicativos citados são aproximados. Façamos então, um exercício de compreensão dessas das fases.
GESTAÇÃO: assim como acontece com as mulheres, muito do que vivencia a fêmea, fica gravado no “temperamento” do filhote. Condições tal de habitat que confira a fêmea uma condição emocional suficientemente equilibrada, a fim de que o instinto genuíno de temperamento seja buscado no código quântico e aplicado aos filhotes que estão se formando.
NEO-NATAL: vai +- 12 dias - o bebezinho que acabou de nascer em total dependência da mãe , pois não consegue se aquecer sozinho, não ouve e também ainda não vê. O bebezinho precisa que a mãe o estimule a fazer xixi e cocô. Ah mas o cheiro da mãe ele já sente. Daí a origem de alguns problemas que podem ocorrer quando os filhotes por algum motivo, ficam impossibilitados de permanecer com a mãe.
TRANSIÇÃO: entre 13 a 20 dias - aqui começa a se desenhar o temperamento genuíno do Akita. Aquele que foi buscado no “código de temperamento quântico” da mãe que eu falei acima. Explico. Nesta fase em que o filhote passa por diversas mudanças físicas sendo que os olhinhos abrem, ele já pode ouvir e até começa a "engatinhar", dependendo do que a mãe passou pra ele, apresentará um comportamento de segurança ou insegurança. Por exemplo, ao pegarmos o filhote sentiremos se ele treme ou não treme, quando percebe que está longe da mãe.
EXPLORAÇÃO/RECONHECIMENTO : de 21 a 50 dias - sentidos de audição e visão ativos. Pode reconhecer movimentos, e objetos. É fundamental que os filhotes fiquem perto da sua mãe e irmãozinhos, não apenas para se sentir seguro, porque nesta fase o sensoriais se desenvolve muito rapidamente . Tanto a mãe quanto os filhotes devem ter neste momento uma condição tal de habitat que lhes possibilitem equilíbrio.
SOCIALIZAÇÃO: de 50 a 120 dias – É importantíssimo que ainda fique com mãe nesta fase. Aqui o desenho das características de temperamento e comportamento já começa a ter contornos bem delineados. Os aprendizados nesta idade são específicos, e vão contar ao bebezinho que ele é um cão e que deve se comportar como um.
É com a mãe que vai aprender a respeitar “hierarquia de autoridade”, disciplina e ainda noções de higiene. É com os irmãos de ninhada começa o aprendizado sobre dominância, é nesta fase que ele vão começar a compreender o que seja “hierarquia de poder”.
Vale salientar aqui que com a mãe os filhotes aprendem o que seja “hierarquia de autoridade”, já com os irmãos a disputa é de “Hierarquia de poder”.
É nesta fase ainda que pode estar o “elo perdido” das mordidas e pulos. Pois é nesta fase que o filhote aprende a controlar a intensidade da mordida e a refrear seus ímpetos. A primeira que o filhote vai testar é a mãe, e só depois os irmãos.
Como ele faz isso? Em geral ele esperar a mãe dormir só para ir acordá-la importunando e mordendo suas orelhas, por exemplo, ou puxando seu rabo. Ele faz de propósito, está testando a mãe. Como ela já sabe que vai precisar disciplinar o filhote, então deixa que ele faça um primeiro ensaio... Porém quando ele fizer o segundo ela dá um alerta fazendo um barulho como um rosno bem baixo e profundo, esperando pra ver a reação dele.
Se o filhote se afastar imediatamente, a mãe sabe que está diante de um filhote mais controlável e disciplinável. Porém se o filhote não se afastar e continuar a importuná-la ela já sabe que está diante de um possível dominante que vai precisar ser conquistado, para ser disciplinado. Ela sabe que vai precisar impor sua autoridade, e fará isso.
A estratégia das fêmeas na maioria das vezes é esperar o filhote dar a primeira mordida mais forte... e ela sabe que ele fará isso, pois é característica dos filhotes dominantes. Assim que ele dá a mordida mais forte, ela rosna alto> se levanta rapidamente> pega o filhote> vira o filhote de barriga pra cima> fica segurando com a boca pelo pescoço, mostrando a ele que ela é mais forte.
Ela segura o filhote até que ele se entregue e pare de se contorcer tentando sair... Se o filhote fizer mais algum movimento ela rosna alto e continua segurando firme no pescoço. A mãe sabe segurar firme de forma não machucar o filhote. Assim ... ela espera e quando percebe que o filhote se entregou a ela, e não vai mais se mexer, ela solta e se afasta. Só aí o filhote tem autorização da mãe para sai do lugar. E ele sabe disso, pois acabou de receber uma aula do que seja uma “hierarquia por autoridade”.
Mas é também neste momento que ele aprendeu como se faz pra deixar o outro em posição de submissão. Adivinha qual a primeira coisa que o filhote faz quando sai da mãe? Isso, ele vai direto atrás dos irmãos a fim de testá-los um a um. Ele quer descobrir quem é “conquistável” e quem não é...rsrs Akitas são mesmo terríveis..rsrs.. Ele aprimora a técnica, pois seus irmãos tem o mesmo tamanho, força e idade que ele dessa forma, ele vai usar além da boca, o corpo. Então usará a boca para morder o pescoço e o corpo para pular sobre eles, e os mantenha firmes na posição de barriga pra cima impedindo-os de se mexer. Foi como ele aprendeu com a mãe, e muito esperto, replicará sempre que achar necessário estabelecer dominância.
Nesta fase deve-se proporcionar ao filhote, situações com as quais ele vai se deparar futuramente: é a melhor época para convívio com idosos, crianças, cheiro de outros animais ou com os próprios animais, automóveis, sons ruídos de motores ...
Esta fase considero como principal, pois dificilmente o cão esquece o que aprende nesta fase.
Ocorre que quando os filhotes não ficam o tempo adequado com a mãe e os irmãos, para que tenham este aprendizado e desenvolvimento com eles, é bem possível que transfiram a prática para as pessoas da família, mordendo e pulando, tentando descobrir e estabelecer níveis hierárquicos de "autoridade" e de "poder". As pessoas da família, sem saber o que acontece ficam muito confusas. Aida mais conhecem outros Akitas que não tiveram este comportamento com seus donos.
Comportamento indisciplinado do filhote pode ser herança dessa fase inicial insuficiente. A boa noticia é que tem solução. Com as orientações certas, e nova postura do dono mediante o que compreendeu, é possível reordenar o padrão de reconhecimento "hierárquico de autoridade".
Alias é este o objetivo do meu trabalho como consultora: pesquisar sua história, encontrar o “elo perdido” e tratá-lo de forma proporcionar restauração, tanto quântica quanto emocional restaurando os padrões de temperamento e comportamento genuínos da raça Akita, harmonizando tanto o cão quanto a família.
A informação é um bem preciosíssimo que deve ser compartilhada, replicada o mais que se possa, a fim de levar harmonia e alegria para a vida das pessoas. Por isso fico tão feliz em poder compartilhar com todos o que tenho aprendido nestes mais de 20 anos de pesquisas com esses nossos “Maravilhosos Akitas”
Saudações akiteiras...
Soraya Guedes
Consultora e Pesquisadora Comportamentalista de Cães Akitas desde 1987
Juíza Especializada na Raça Akita – CBKC/FCI 1993 a 2013
Obs.: compartilhe, publique, replique – não altere o texto e lembre-se dos créditos
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