segunda-feira, 8 de junho de 2015

Misteriosos e Uivantes Akitas


Misteriosos e uivantes Akitas


E então, como que por encanto, nosso ser fica tomado de inquietações e questionamentos na tentativa de tentar compreender o que se passa e ajudar nosso cão. Normalmente associamos o uivo do cão ao fato dele estar se sentindo só, ou melancólico em profunda tristeza.

Desconhecendo a verdadeira intenção por trás do uivo, nos afligimos.

Embora ocorra também com outras raças, aqui vou me ater aos Akitas, que possuem ainda maior sensibilidade instintiva.

O uivo, uma espécie de “herança” dos lobos, pode ser ouvido por outro cão a quilômetros de distância, pois através do uivo a voz do cão tem um alcance de timbre muito alto. O uivo é uma forma de linguagem

Os Akitas e a Ansiedade por Separação...


Os Akitas e a ansiedade por separação...

Por característica rácica, o Akita é absolutamente ligado ao dono. Importante ressaltar que entende por dono as pessoas que moram com ele, porém sente como seu melhor amigo, a pessoa da família com a qual tem maior afinidade. Daí as pessoas pensarem que o Akita é o cão de único dono. Se todos estiverem saudáveis física e emocionalmente, o cão vai escolher ficar sempre próximo ao seu “melhor amigo”. Já se algum dos componente da família estiver doente, é bem provável que ele fique “acampado” próximo a essa pessoa, cuidando dela. Fato é que ele tem maior “afinidade” com uma das pessoas da casa, mas ama a todas e cuida de todas, igualmente. É claro que estamos falando de um cão cuja família proporcione a ele convivência suficiente para tal – conviver próximo a todos, ter acesso aos cômodos da casa, ser alimentado cada dia por um membro da família e por ai vai...

Embora possa acontecer todos os cães, vou me ater aos Akitas. Por instinto, o cão sabe que viver em grupo garante sobrevivência para todos, sejam apenas ele e seu dono, ou ele e uma família composta por

Akitas, Florais de Bach e os aprendizados...


*Akitas, Florais de Bach e os aprendizados...

*Akitas, Florais de Bach e os aprendizados...

Uma vez que a energia dos florais, aporta a energia do cão, essa energia chega a ele como que um “socorro” vindo da energia pura da flor, para transformar e harmonizar o campo de energia que necessite ser tratado.

Uma ou mais essências podem ser usadas conjuntamente, apenas não colocar mais de 4 ou 5 essências num mesmo frasco, ao qual chamamos “buquê”.

Um "Buquê" interessante para o aprendizado que poderá ser aplicado aos Akitas por exemplo é este:

- CHESTNUT BUD: A essência indicada para os aprendizados pois é do broto da flor que vem a impressão

Estatuetas e Filhotes de Akita como Honraria nas Tradições Japonesas

Estatueta by Juliana Cavallaro



Estatuetas e filhotes de Akita como honraria nas tradições japonesas....

Sempre me despertaram profundo interesse e admiração, as simbologias das tradições japonesas.

Desde que conheci a raça Akita, na década de 80, me encantou saber de uma tradição habitual na província de Akita. Com motivos bem específicos, as pessoas presenteiam entre si tanto estatuetas como filhotes de cães Akita, em sinal de lealdade , bons presságios e oportunidade de profundo aprendizado .

As estatuetas ou filhotes são entregues simbolizando “aporte de virtudes” e são entregues nas seguintes

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Cachorros japoneses não pegam a bolinha apenas para agradar seu dono




“Cachorros japoneses não pegam a bolinha apenas para agradar seu dono”.
.
A frase extraída do filme "Sempre ao seu Lado", na versão de 2009, com Richard Gere interpretando o papel do Professor Ueno, mostra claramente que os Akitas, raça referida no filme, tem forma singular de temperamento, comportamento e expressão.


Justamente por serem rastreadores da alma de seu dono, é que agem assim. Eles entendem os humanos, a quem se afetuam, como propriedade deles e no entanto são eles que devem cuidar de nós e não ao contrário.. Por isso nos “rastreiam a alma”.

Para um cão da raça Akita, cada ação ou intenção é importante e determinará seu comportamento e atitudes em cada caso. No filme, quando aparecem as primeiras cenas com a bolinha, fica claro que a intenção do professor era brincar com o cão apenas por alguns pucos minutos e ir embora. Naquele momento, não havia uma “entrega” no ato do seu dono em jogar a bolinha. Por isso Hachiko não ia buscar. Os Akitas necessitam da nossa intensão de “entrega”.

Na cena que mostra o dia da morte do professor, fica explicita a atitude de Hachiko mostrando a importância, para um Akita, deste ato de entrega. Então é ele Hachiko, que faz sua entrega de corpo e alma, para seu dono representado no momento da “entrega” da bolinha. O que ele prova depois, indo anos a fio de volta a estação no horário do costumeiro retorno do dono que havia morrido durante o  trabalho na universidade e não retornara para casa. 


Hachiko esperou por 9 anos seguidos na estação de trem, sendo alimentado pelos comerciantes locais que já o conheciam...

Nos dias de hoje, onde poucas pessoas ainda valorizam o olhar nos olhos, umas das outras, onde a compaixão está quase extinta, onde o sintético tende a ter mais valor que o orgânico, onde as verdades estão sob sombras,e a sinceridade e humildade quase extintas, ser proprietário de um cão da raça Akita e conseguir dele grau de “entrega” tal a ponto de lhe trazer a "bolinha", mostra que nem tudo está perdido! 


Há esperança! Saudações akiteiras...


Soraya Guedes
Consultora e Pesquisadora Comportamentalista de Cães Akitas desde 1987
Juíza Especializada na Raça Akita – CBKC/FCI 1993 a 2013

Obs.: compartilhe, publique, replique – não altere o texto e lembre-se dos créditos
Visite outros artigos no Blog Código Akita www.codigoakita.com.br
‪#‎codigoakita‬ ‪#‎akita‬ ‪#‎akitainu‬

quinta-feira, 28 de maio de 2015

O Akita, o dono e a autoridade hierárquico-afetiva...


O Akita, o dono e a autoridade hierárquico-afetiva...
Desde o início da minha pesquisa, meados de 1987, afirmo “instinto” e “equilíbrio” regem o Akita, por isso são essas as palavras-chave representam seu temperamento e comportamento.
É de suma importância saber que, para um Akita a condição de “dono” é um estado de autoridade hierárquico-afetiva, podendo ser ocupado por uma - ou mais - pessoa(s) do seu convívio.
Uma pessoa pode pagar por todas as despesas desde a compra do próprio cão, manejo, adestramento, veterinário, banhos... e jamais ser reconhecida pelo cão como sua “dona”.
Um Akita considera como seu “dono” a pessoa que arrebata seu coração e que conquiste seu respeito. Akitas estabelecem com seu “dono” uma relação de submissão baseada em de autoridade hierárquica-afetiva. Por isso alguns dizem ser o Akita é um cão de um único dono. Porém nada impede que o Akita reconheça mais pessoas da família como seus donos. O que rege o coração e a energia do Akita é o

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Akita – Temperamento e Comportamento... uma reflexão simples...



O TEMPERAMENTO nasce com o cão. Nasce trazendo consigo, o conjunto de influências desde as mais remotas ancestrais até as últimas impressões contemporâneas gravadas na fase gestacional.
Não requer uma compreensão tão complexa perceber que as marcas mais remotas e com marcas mais profundas, serão as que vão permanecer por mais tempo no DNA quântico do cão. Essas marcas foram gravadas e impressas e re-impressas por centenas de anos em número incontável de vezes.
Observemos então que “se” forem apagadas tão facilmente em curto espaço de tempo – 1 ou 2 décadas - é porque algo está errado. Não é difícil compreender o motivo para que o cão esteja instável. Afinal o se pode apagar informações impressas por centenas de anos, em curtíssimo espaço de tempo.
O COMPORTAMENTO é a somatória de traços como:
 Temperamento (nasce com ele – genético e hereditário),
+ânimo ( virtude em estado positivo ou negativo: segurança, coragem, autoconfiança...),
+ estímulos geográfico ( rural ou urbano),
+ climático ambientais,
+ estímulos animais ( caça?),
+estímulos humanos ( ambiente familiar),
= COMPORTAMENTO DO CÃO COMO INDIVÍDUO.
Por isso filhotes de 30 dias de uma mesma ninhada podem apresentar comportamentos distintos. Entre tantas possibilidades, vejamos a título de exercitarmos juntos os seguintes comportamentos:
a) Alguns podem ser mais dependentes da mãe quando bebês apresentando certa insegurança – sentem-se soltos fora da barriga da mãe, onde antes sentiam-se bem seguros. Então estes buscam ficar o mais próximo possível da mãe, seja para mamar ou mesmo dormir
b) Já o outros filhotes irmãos de ninhada, sentem-se livres do aperto da barriga da mãe e se sentem mais confortáveis mantendo certa distância, pois tem controle na percepção de proximidade da mãe , rastreiam com facilidade onde ela está, sentir o calor do seu corpo mesmo que a certa distância já lhes dá segurança suficiente.
Enquanto alguns filhotes preferem se aninhar mais na mãe, outros preferem ficar a certa distância.
Fazendo um exercício simples de reflexão, podemos perceber claramente quais serão os filhotes com maior possibilidade de chorar, ou se desesperar quando se sentirem sozinhos na casa da sua nova família.
O discernimento do temperamento e comportamento é de grande valia tanto para o filhote quanto para a família que vai ficar com ele, pois todos poderão ser ajudados grandemente.
Convido a leitura do artigo que escrevi e que trata de “Ansiedade por Separação” – neste link: http://codigoakita.blogspot.com.br/…/os-akitas-e-ansiedade-…
Mas este é apenas um exercício sobre uma das inúmeras possibilidades que podem levar o cão a um estado emocional negativo.
Se pensarmos que o desenvolvimento sensorial dos filhotes traz em primeiro lugar a ativação do olfato , tato paladar e só depois audição e visão, ao contrário de nós humanos, já conseguimos compreender que as necessidades dos cães são muito diferentes das nossas para um desenvolvimento equilibrado e saudável.
Conhecer qual seja o temperamento rácico, e compreender a importância dos ajustes - que podem e devem ser feitos - para que o cão apresente o comportamento esperado dentro deste perfil instintivo é fundamental para que o resgate de cada cão, como indivíduo, seja possível. Sim podemos ajudar os nossos cães, e a Terapia Floral pode ajudar.
Um sinal de temperamento comprometido, por exemplo, é a convivência de Akitas com outros cães de mesmo porte e sexo. Lembremos que as impressões mais antigas não deveriam ser apagadas tão facilmente. Se foram apagadas, há algo errado. Explico isso nesse linkhttp://codigoakita.blogspot.com.br/…/porque-akitas-nao-conv…
Para preservar o temperamento do Akita, é preciso antes conhecer os atributos primitivos que fundamentam seu temperamento. Se conseguirmos o alcance profundo desta compreensão, teremos oportunidade de aprendizado suficiente para refletir, reconhecer, reagir e resgatá-lo. A possibilidade
está em nossas mãos. Então, mãos a obra...
Explicação dada, promessa cumprida...rs....Espero que o texto possa ajudar na amplitude da compreensão desdes nossos "Maravilhosos Akitas"...rsrs
Saudações akiteiras...
Soraya Guedes
Consultora e Pesquisadora Comportamentalista de Cães Akitas desde 1987
Juíza Especializada na Raça Akita – CBKC/FCI 1993 a 2013
Terapeuta Floral – www.toquedasflores.com.br
Obs.: compartilhe, publique, replique – não altere o texto e lembre-se dos créditos
Blog Código Akita www.codigoakita.com.br
‪#‎codigoakita‬ ‪#‎akita‬ ‪#‎akitainu‬ ‪#‎sorayaguedes

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Energia do Dono - Reação Akita


Energia do dono, reação Akita!
Muitas pessoas pediram ajuda para compreender porquê seus cães são brincalhões demais;, tímidos; desobedientes; medrosos, inseguros ou ainda extremamente agressivos...
Quando paramos para refletir, percebemos que, em algum momento, os cães passaram a apresentar um comportamento inadequado. Ficamos então nos perguntando quando foi? Como isso começou?
A explicação é longa, mas se faz necessária, se estiver interessado, bem vindo!
Imaginemos a seguinte cena:
O dono está na sala brincando com seu filhote de 90 dias. O dono espera a chegada de uma pessoa querida que não vê há muito tempo. Estão lá brincando cão e dono. Eis que a visita chega. O dono fica muito feliz e seu campo de energia expande- apresentando uma variação no padrão que é causada

quarta-feira, 1 de abril de 2015

E de repente os Akitas começam urinar fora do local habitual...

Escultura do artista Richard Jackson, que está em exposição
 no Orange County Museum, na Califórnia.

E de repente os Akitas começam urinar fora do local habitual...o que está acontecendo?

Mas basta observarmos bem e identificaremos se houve motivo para esta mudança súbita no comportamento dele.
Fique claro que existe uma grande diferença entre o ato de urinar e o ato de marcar território. A quantidade de urina é muito maior, quando é uma necessidade fisiológica. Já quando é para marcação de território ela pode ser mínima, e nem sempre é feita no chão, pode ser que ele faça em vários objetos, ou até mesmo em alguma pessoa.
Por que fazem isto? Dentre as muitas possibilidades, o ato de urinar pode ser a necessidade de deixar

Akita, o silencioso guardião!


Akita, o silencioso guardião!
O silêncio e a quietude nos levam a dimensão da contemplação exterior e interior..
Pense em um templo japonês e o silêncio estará compondo o cenário. 
Quando um samurai luta, o silêncio é parte estratégica e o som se emitido, é usado como forma de condensar e expandir energia - jamais desperdiçado.
O silêncio enquanto contemplação do exterior vai muito além da observação. O ato da contemplação estabelece conexão do interior do indivíduo com as inúmeras vertentes do seu exterior. Assim um Akita, muito além de observar, contempla!
Por isso digo que ele é um “rastreador de almas”...
Antigamente apenas a nobreza ou samurais possuíam cães Akitas, pelas preciosas virtudes que