terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Akitas, emoções de fim de ano e fogos de artifício...

Akitas, emoções de fim de ano e fogos de artifício...
O natal traz consigo a representação maior de amor e fraternidade sob a Boa Nova do nascimento de Jesus, o Cristo!
O cenário apresentado pela mídia é de festa e alegria sorrisos e muitos presentes... Ocorre que é também nesta época que muitas pessoas vivem o drama da perca de entes queridos, quando o coração aperta e a saudade dói profundamente...
Momento de alegria para uns e dor para outros...
fato é que os Akitas percebem esse turbilhão de energia, e assim que se iniciam os anúncios do natal, os proprietários mais atentos, podem perceber seus Akitas um tanto mais próximos, mais atentos a eles, e até mais apreensivos.. obviamente que estamos falando em cães já adultos, embora alguns filhotes a partir dos 6 meses possam apresentar também esse comportamento, mas não é a regra.
O entorno doméstico muda, a cidade fica com fluxo de movimentação energético fica diferente do normal. Os cães percebem certa movimentação diferente no lar, na vizinhança e até no bairro..
Conforme se aproxima o dia 24 de dezembro, já ouvimos estourar os fogos comemorativos das festas, despertando grande preocupação em muitos proprietários de cães. Ah sim, pois não são apenas os Akitas que sofrem com os fogos.
Ocorre que alguns cães não se importam, enquanto outros sofrem muito mesmo.
Desta maneira, vejamos algumas possíveis causas pelas quais os cães reagem aos fogos:
- por insegurança: causando medo fazendo o cão buscar lugar seguro;
- por medo ocasionado por trauma: quando o cão busca se esconder em lugares tipo “toca”;
- por sensibilidade auditiva: quando procuram além de se proteger em “tocas”, também proteger a cabeça com as patas.
E então entra em cena a pergunta que não quer calar: “ Como posso ajudar o meu cão?”
Uma das formas possíveis é dar aos cães Florais de Bach, para enfrentarem o momento de crise.
Portanto deixo aqui como um "presente" a todos os cães que precisam de ajuda, composições florais para que possam passar de uma forma menos traumática a época dos fogos.
Lembro que não estou passando um tratamento, mas sim composições de buques pontuais para momentos de crise. Também informo que estou com a agenda lotada, e por isso não posso aceitar novos atendimentos. Mas posso sim ajudar a muitos por intermédio deste texto, então, aí vão composições florais que vocês podem mandar preparar em farmácia de manipulação homeopática:
a) Quando a causa é insegurança:
Essências: Scleranthus+Mímulus+Rescue+ Star of Bethlehem+ Cerato
1 frasco 30 ml Conservante: Glicerina 30%
Modo de usar: pingar 4 gotas, 4x ao dia na boca do cão de forma cobrir as 24h. Colocar ainda no pode de água do cão, em todas as trocas de água – manter água limpa e fresca. Nos dias de Natal e Ano Novo dar 6 a 8 vezes ao dia
b) Quando a causa é medo por trauma:
Essências: Rosck Rose+Mímulus+Rescue+ Star of Bethlehem+ Cerato
1 frasco 30 ml Conservante: Glicerina 30%
Modo de usar: pingar 4 gotas, 4x ao dia na boca do cão de forma cobrir as 24h. Colocar ainda no pode de água do cão, em todas as trocas de água – manter água limpa e fresca. Nos dias de Natal e Ano Novo dar 6 a 8 vezes ao dia
c) Quando a causa é hipersensibilidade auditiva:
Essências: Walnut+ Cerato + Olive + Scleranthus + Mímulus +Rescue + Star of Bethlehem
1 frasco 30 ml Conservante: Glicerina 30%
Modo de usar: pingar 4 gotas, 4x ao dia na boca do cão de forma cobrir as 24h. Colocar ainda no pode de água do cão, em todas as trocas de água – manter água limpa e fresca. Nos dias de Natal e Ano Novo dar 6 a 8 vezes ao dia
Se de alguma maneira puder levar alívio aos nossos queridos, por que não fazer?
Se de alguma maneira o texto ajudou você, ficarei feliz em saber.
Desejo a todos, que o momento do Natal possa levar a força necessária a cada um, a fim de que possamos viver nossos dias com dignidade, amor, fraternidade e muita alegria, na medida do possível de cada um de nós junto com nossos “Maravilhosos Akitas”.
Saudações akiteiras e Boas festas!..
Soraya Guedes
Consultora e Pesquisadora Comportamentalista de cães Akitas desde 1987
Juíza da Raça Akita – CBKC/FCI 1993 a 2013
Obs.: compartilhe, publique, replique – não altere o texto e lembre-se dos créditos

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Akita - Tosar, nem pensar...



Akita – Tosar? Nem pensar...
Quando chegam as altas temperaturas, a pergunta que paira no ar para muitos proprietários de Akitas é: “preciso tosar meu cão?”. E elas tem chegado em significativo número na minha caixa de e-mails...
É compreensível que este pensamento povoe a mente dos proprietários quando olham para o seu Akita, envolto naquele denso “cobertor” de pêlos , em meio ao calor.
Entretanto posso afirmar que a natureza os privilegia. Vamos refletir sobre como isso ocorre:
Assim como outras raças de neve, o Akita possui pelagem em duas camadas:
1 - o subpêlo: que atua como isolante térmico mantendo os cães aquecidos no inverno e refrescados no verão. Este é mais curto, abundante, fino e lanoso. Ele se avoluma muito com a chegada das baixas temperaturas - dizemos que os Akitas ficam parecendo ursos...rs.. Ficam lindos, exuberantes... Mas passando o tempo de inverno, chega a muda sazonal de pêlo que derruba o subpêlo preparando o organismo do cão para o calor. É aí que o subpêlo morre e se solta da raiz. É importantíssimo neste período retirar diariamente todo o pelo morto. Em breve, farei um post com dicas de manejo explicando a melhor maneira de fazer a retirada do subpêlo.
2 - o pêlo: esse é maior, mais espesso e tem por função regular a temperatura, a fim de “refrescar o cão” proteger o cão do sol , picadas de inseto entre outras...
Enquanto o subpêlo protege do frio, o pêlo isola os cães do calor.
A natureza é sábia e quando refletimos com atenção, compreendemos facilmente o funcionamento do processo regulação que ocorre durante as mudas sazonais de pêlos dos Akitas.
No Japão, por exemplo, na região de Akita, quando vai terminando o inverno e o gelo começa a derreter, o alto índice de umidade do ar forma uma espécie de “efeito estufa” ou “sauna” que se instala por um longo período. Nesta mesma época os cães perdem o subpêlo como forma de regular o organismo para enfrentar o calor e a umidade do ar. Muitos proprietários de Akita optam pelo uso de sopradores para aerar a pele dos cães, dada a umidade do ar decorrente do derretimento da neve.
Aqui no Brasil, os cães são favorecidos pelo vento, mas ainda assim podemos lançar mão do uso do secador de cabelo no ar frio, ou até mesmo um soprador, como possibilidades de levrar maior conforto para o cão. Alias, farei um post sobre a forma correta de usar o soprador em casa, fique atento.
Acredite! Tosar um Akita por conta do calor, é muito pior pra ele. A tosa em Akitas só é indicada em casos, muitíssimo específicos - um quadro cirúrgico por exemplo.
Se tosarmos o Akita, ele ficará exposto a uma série de fatores que poderão comprometer sua saúde. Poderá ser um caminho sem volta.
A boa notícia é que podemos ajudar nossos Akitas de formas bem criativas. Sabemos se refrescam pela boca, então podemos colocar cubos de gelo na água ou preparar grandes blocos de gelo – os meus faço em potes de sorvete – e deixar com eles, afinal é pela boca que os cães se refrescam. Veja aqui uma idéia bem bacana
É importantíssimo retirar dos cães, os subpêlos mortos, - que já se soltam em pequenos tufos - com escovação diária dividida em 2 vezes ao dia e também dando banhos quinzenais – apenas na época da muda.
Especialíssima atenção deve ser dada também, as almofadas das patas, para que não se queimem no chão quente. Testar a temperatura do chão com seus próprios pés. Se a temperatura estiver boa para os seus pés, com toda certeza estará boa para as patinhas do seu cão.
Ciente de que tudo está bem com seu Akita, desfrute o calor da estação vivenciando com ele momentos inesquecíveis...
Saudações akiteiras...
Soraya Guedes
Consultora e Pesquisadora Comportamentalista de Cães Akitas desde 1987
Juíza Especializada na Raça Akita – CBKC/FCI 1993 a 2013
Obs.: compartilhe, publique, replique – não altere o texto e lembre-se dos créditos
Visite outros artigos aqui no Blog
‪#‎codigoakita‬ ‪#‎akita‬ ‪#‎akitainu‬

sábado, 26 de setembro de 2015

Akitas, crianças, eco e reflexo ...



Akitas, crianças, eco e reflexo ...
Sabemos que o Akita traz no seu DNA quântico o imprinting da época samurai. Isso está fixado no âmago da sua essência possibilitando que seja aflorado, ainda nos dias de hoje, o temperamento e o comportamento impresso naquele tempo.
Ocorre que naquela época o cão convivia em meio a valores sociais, onde as pessoas e as crianças respeitavam o cão, cuidavam dele com amor. Um “cão samurai” andava solto entre as pessoas e só podia atacar pessoas consideradas intrusos Os cães naquela época atacavam apenas os intrusos. (no blog www.codigoakia.com.br tem um artigo falando de como Akita reconhece o dono: o amigo do dono, o estranho e o intruso -ou aqui mesmo na página nos posts anteriores...)
Nos pequenos vilarejos as pessoas se conheciam, então era mais simples para o cão saber quem era o estranho, quem estava apenas de passagem e “quem” ou “quando” essa pessoa se tornava um intruso .Hoje o pequeno vilarejo se tornou a nossa casa.
Os cães praticamente traziam consigo desde o nascimento, a compreensão de respeito e autoridade. Bastava apenas que o despertamento da essência que ele já possuía, fosse feito da forma correta. Assim os Akitas respeitavam os estranhos sem os atacar. Os cães reconheciam os “filhotes humanos” e cuidavam deles independentemente de quem fossem seus pais. E como se comportavam as crianças no Japão naquela época? Elas aprendiam desde pequenas a amar e respeitar , admirar e até a cuidar dos Akitas. Naquela época as crianças já aprendiam que aquele cão era de grande importância, pois era ele quem ajudava na segurança da terra acompanhando o samurai. Então as crianças amavam os cães, elas os acarinhavam lhes davam comida. Quando chegava um Akita, para as crianças era motivo de festa. Elas corriam para recebe-los.
Os cães retribuíam às crianças o carinho e se deixavam tocar pelas crianças pois elas apenas lhes dava amor e carinho. Sabemos que a sensibilidade do cão Akita grava muito profundamente os laços emocionais então quando uma criança o acarinhava, ele gravava este carinho... e quanto mais a criança tinha contato com ele, e o acarinhava, mais ficava impressa na essência cão a intenção que partia do coração daquela criança. E o mais interessante é que enquanto visitavam os vários vilarejos, as crianças iam crescendo, mas os cães sempre se lembravam delas.
Então o samurai fazia a sua parte, despertando no cão seu instinto tanto para a hierarquia de autoridade, como respeito e cuidado para com as crianças dos vilarejos por onde passavam.
No japão antigo isso era absolutamente normal. Nem se imaginava algo diferente disso. As crianças aprendiam isso desde tão pequenas de forma tão natural quanto como aprendiam a andar. Não existia sequer outra possibilidade de tratamento para os cães que não fosse amor, carinho, respeito e extremo cuidado.
Então saímos então do Japão antigo , viajamos no tempo e chegamos em 2015, aqui no Brasil.
E nesta sociedade contemporânea, o que esperar dos cães? O que esperar das crianças? Que esperar dos adultos?... Fica aí a proposta para reflexão...
Um passeio rápido em um shopping ou supermercado, e percebemos como está comprometido o comportamento de algumas das nossas crianças.
Da mesma forma, uma caminhada pelas ruas e podemos ver em alguns portões o quanto está comprometido o comportamento de alguns dos nossos Akitas.
Sejamos nós criadores, ou proprietários, estamos dando aos Akitas condições para o despertamento de sua essência? Até que ponto os cães estão sendo tolhidos? Até que ponto nós estamos tolhidos, deste despertamento, por esta sociedade contemporânea com todas as suas vertentes de terceirizações mil?
E por outro lado, sejamos nós os pais, parentes ou amigos, será que estamos dando condições adequadas às nossas crianças para o despertamento de sua essência? Até que ponto estão sendo tolhidas? Até que ponto todos nós estamos sendo tolhidos por esta sociedade contemporânea consumista?
Quando as crianças e cães se encontram cada deve dar de si sua essência. O encontro é muito feliz, quando o melhor de cada um foi despertado. Cada um tem o seu melhor a oferecer, um ao outro. Mas quando um dos dois, ou pior ainda tanto cão quanto a criança, não estão despertos, o encontro pode ser desastroso.
Cães e crianças, precisam desde bem pequenos de harmonia na convivência. Precisam desde pequenos compreender a autoridade dos pais, tanto um quanto outro. Precisam os dois perceber claramente que a autoridade deve ser respeitada.
Autoridade se exerce com amor, respeito e limite tanto para as crianças quanto para os cães.
Entretanto é o cão que acaba sendo sempre responsabilizado e taxado, equivocadamente, de “agressivo”. Precisamos cuidar dos “nossos” cães. Precisamos cuidar das “nossas” crianças.
Precisamos ficar muito atentos e observar muito bem o que está verdadeiramente ecoando e refletindo a partir de nós, das nossas crianças em nossos cães.
Todos nós em algum momento precisamos de ajuda para ter desperto em nós o amor, o respeito e o cuidado com a natureza. Quanto mais cedo aprendermos isso melhor. E quanto mais cedo aprendermos isso melhor, pois desfrutaremos de uma vida feliz.
Nós precisamos ensinar as nossas crianças a amar os cães, explicar que eles também sentem fome, sede, dor, frio e calor. Ensinar que ele não gosta de ser importunado, assim como ela também não gosta. Ensinar que ele é um ser que está vivo, e não é um boneco que ela possa chutar, machucar, ou destratar.
Precisamos prestar atenção nas nossas crianças e ensiná-las com amor suficiente que possibilite a ela transbordar ao cão, e receber dele o retorno deste amor. E principalmente dar a elas a oportunidade de conhecer o retorno, em AMOR, que o seu cão poderá lhe dar.
O comportamento do Akita é reflexo daquilo que ecoa neles... Assim como as crianças. O comportamento deles nos mostra isso claramente, mas por vezes não conseguimos fazer a leitura correta. E as vezes sabemos que tem algo errado, mas não sabemos o que fazer nem como devemos agir.
Como escrito no meu livro “ Maravilhosos Akitas” lançado em 1999 - edição esgotada – com relação aos Akitas “...todo Akita deve ter linhagem, nobreza e berço...” para ser equilibrado. Este é o grande segredo para que conheçamos qual seja o comportamento de um Akita equilibrado.
Por isso decidi criar a página Código Akita. Esta foi a maneira que encontrei de colocar o meu conhecimento a serviço do despertamento dessa “essência” que todos temos de alguma forma habitando em nós, sejamos adultos ou crianças. Da mesma maneira acontece com os cães.
Deixo os textos, uma indicação do que se deve procurar como temperamento do Akita. Sabemos que muitos cães não apresentam o comportamento por mim descrito pelos mais variados motivos, porém a essência ainda habita em cada um deles, e sob condições adequadas pode ser desperta, ativada e consolidada.
Em dias como os de hoje , todos, de alguma maneira, precisamos de ajuda. Seja para lidar com os cães, para lidar com as crianças, para lidar com a sociedade... Precisamos da chance de poder cuidar uns dos outros, de trabalhar juntos pelo despertamento do que temos de melhor e mais puro em nossa essência.
Que esse despertamento ecoe refletindo equilíbrio e harmonia no respeito, no cuidado, carinho e amor : em nós, em nossas crianças e em nossos "Maravilhosos Akitas".
Saudações akiteiras...
Soraya Guedes
Consultora e Pesquisadora Comportamentalista de Cães Akitas desde 1987
Juíza Especializada na Raça Akita – CBKC/FCI 1993 a 2013
Obs.: compartilhe, publique, replique – não altere o texto e lembre-se dos créditos
Visite outros artigos no Blog Código Akita www.codigoakita.com.br
‪#‎codigoakita‬ ‪#‎akita‬ ‪#‎akitainu‬

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Depoimento Terapia Floral ASLAN Prop Fabricio Santos

Agradeço imensamente a todos que se dispuseram em favor meu trabalho.
Estou certa que os depoimentos foram escritos
sob inspiração mais que benevolente!
Soraya Guedes - TF
________________________________________________________

Cão ASLAN - Proprietário Fabrício dos Santos

Olá pessoal !!!

Me chamo Fabrício, tenho 32 anos e gostaria de deixar o meu depoimento para que possa servir de incentivo à todos que procuram através da Terapia dos Florais de Bach  equilíbrio, o bem estar físico e emocional. 

Antes de começar o meu depoimento,  gostaria de agradecer imensamente a Terapeuta Soraya Guedes por tudo que ela representa para os cães da  raça Akita e para a Humanidade. 

Depois de muito pesquisar sobre o comportamento dos cães da raça Akita, tive o imenso prazer de  conhecer o Blog (Código do Akita). Foi  onde tudo começou....

Quando fiz o primeiro contato com a Terapeuta Soraya Guedes para falar sobre  o comportamento do meu cachorro da raça Akita (Aslan), a minha vida estava um  TURBILHÃO.... expliquei a situação   e  com muita HUMILDADE  e CARIDADE, a Sra. Soraya   atendeu-me de prontidão !!!

O meu cachorro Aslan, apresentava um comportamento  incomum para raça ( um certo tipo de trauma/bloqueio emocional), onde não  caracterizava-se o instinto natural do Akita (imponente, atento, protetor, seguro de si, entre outras qualidades...)

O Aslan, antes do tratamento com os Florais de Bach mostrava-se   inseguro e medroso. Vivia escondendo-se no interior da residência, pois o mesmo não suportava os barulhos  dos  carros  que passavam na rua. 

Imagine a minha frustração: Adquiri  um exemplar da raça Akita com pedigree registrado no KCSP (Kenel Clube São Paulo), com o intuito de ter um cão de guarda... o mesmo apresentava um comportamento desequilibrado... algo teria que ser feito para resgatar o instinto natural da raça !!!

Os aspectos principais  trabalhados no inicio do tratamento foram:

- Insegurança: O fato dele viver escondido no interior da residência;

-  O Aslan não tinha instinto de guarda;

- Medo dos barulhos  dos carros: Principalmente nos passeios... O Aslan chegava a travar/empacar na rua. " Não saia nem com reza braba"... teve uma ocasião que tive que carrega-lo no colo !!!

Imagine a cena: Um cachorro enorme com 25kg sendo carregado (que vergonha, que vergonha..kkk), sem falar que fiquei sem braços por alguns dias... foram 2km de tortura...UFA!!

Ele precisava de  AJUDA URGENTEMENTE!!!

Foi onde entrou o tratamento com os Florais de Bach, orientado pela competente Terapeuta  Soraya Guedes.

A transformação do Aslan em 30 dias de tratamento com os Florais:

- Logo no primeiro dia que foi ministrado o Elixir (gotinhas mágicas), o Aslan saiu correndo freneticamente em torno da residência por várias vezes (naquele momento começava-se  o processo de libertação das   amarras emocionais...)

Os dias se  passaram e as transformações do verdadeiro Akita, o Samurai silencioso foram ficando cada vez mais visíveis!!!

As principais transformações foram:

- O Aslan parou de pular em cima dos membros da família;

-  Parou de fazer as necessidades fisiológicas  nos   lugares errados ( rodas do carro, portão...) 

-  É um cachorro super dócil com os membros da família;

- Está montando  guarda na frente da casa ( instinto natural dele foi ativado);

-  Perdeu  o medo dos barulhos dos carros;

Em fim.. estou super feliz com todas essas conquistas do Aslan em  um curto espaço de tempo.

E para finalizar, reforçando a afirmação do artigo da Consultora e   Especialista na Raça Akita Soraya Guedes.

-  O  Temperamento Instintivo do Akita Pode Ser Ativado  SIM !!!  

Nota: Com a evolução do tratamento o Aslan já recebeu ALTA !!!

- O Aslan se libertou do medo gerado por insegurança que antes o dominava;

- Hoje ele caminha livremente pela rua em meio aos carros (antes impossível )

- Permanece calmamente na parte da frente da casa (onde antes apresentava inquietação e desconforto);

- Já apresenta indícios em guarda (o que antes não se via);

Gratidão por tudo...

Gratidão  a  Deus por nos presentear com a beleza das flores ;

Gratidão ao Dr Edward Bach, pelas suas pesquisas e descobertas;

Gratidão a Terapeuta Floral e Especialista na raça Akita  Soraya Guedes pela sua devoção e carinho. Muito obrigado por me ajudar. Desejo a você tudo de melhor que sua vida possa te oferecer.

"Que muitos  seres nesse planeta que habitamos possam ter a sorte de conhecer a sua competência"

Saudações akiteiras

Fabrício / Aslan